Hoje, é possível se alimentar bem gastando pouco. Um exemplo disso é a utilização de aveia na dieta, em receitas ou in natura.

5 benefícios da aveia que você precisa conhecer

A ideia de que alimentos saudáveis custam caro ou não são saborosos está sendo desmistificada. Hoje, é possível se alimentar bem gastando pouco. Um exemplo disso é a utilização de aveia na dieta, em receitas ou in natura.

Além de ser um dos poucos produtos que é integral por natureza, os grãos que chegam à mesa do consumidor têm exatamente a mesma composição da variedade original, porque no processamento nada é tirado, perdido ou adicionado ao cereal, no caso de flocos.

Funcional, a aveia é o mais nutritivo de todos os cereais. Rica em proteínas de alto valor biológico e bom balanceamento de aminoácidos. É rica, ainda, em fibras solúveis e insolúveis, sais minerais e vitaminas. Além de ter baixo custo, oferece importantes benefícios para quem a consome diariamente, seguindo a orientação de profissionais qualificados, como, por exemplos, médicos e nutricionistas. Confira os 5 benefícios:

  1. Auxilia na prevenção do câncer

Apresenta em sua composição flavonoides (avenantramidas), que atuam na prevenção do câncer e envelhecimento celular, pois auxiliam na eliminação dos radicais livres.

  1. Controla o colesterol

É responsável pela diminuição do colesterol ruim. Suas fibras solúveis, as beta-glucanas, auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares.

  1. Regula o intestino

Suas fibras insolúveis aceleram os movimentos peristálticos do intestino, fazendo com que o bolo fecal permaneça menos tempo nele, facilitando o trânsito intestinal.

  1. Auxilia no controle da hipertensão

Fonte de fibras, ao ajudar no controle do colesterol, auxilia na estabilidade da pressão arterial.

  1. Controla níveis de açúcar no sangue

A aveia mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle, pois as fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, regulando a liberação de insulina e reduzindo picos de glicemia.12