Exercícios ao ar livre são a melhor maneira de aproveitar o verão

Exercícios ao ar livre são a melhor maneira de aproveitar o verão

A prática de exercícios ao ar livre é uma ótima maneira de aproveitar o verão. Por conta do calor e do sol, é preciso tomar alguns cuidados ao optar por esse tipo de atividade física.

Segundo o educador físico Rodrigo Poli, praticar exercícios ao ar livre é ótimo para o organismo, mas é preciso alguns cuidados, principalmente para quem está iniciando. “O uso constante de protetor solar é imprescindível para ajudar na prevenção dos raios solares, bem como óculos de sol e boné, para proteger o rosto e os olhos”, ressalta.

Para ele, o mais adequado é escolher horários em que o sol não esteja tão prejudicial, como no começo da manhã ou no final da tarde. “Em todas as ocasiões, se hidratar bastante e ter uma alimentação adequada é essencial”, afirma o especialista.

Poli acredita que a prática de exercícios ao ar livre é mais convidativa, principalmente pelo contato com a natureza. “Existem horários em que o raio ultravioleta B, principal causador de câncer de pele, tem maior incidência. Sendo assim, deve-se evitar exposição ao sol entre 11h e 17h”, explica o profissional.

Mesmo com o tempo nublado, deve-se tomar cuidado, pois a radiação ultravioleta B pode atravessar as nuvens.

Nesta época do ano, os esportes mais atrativos são os relacionados à piscina e à praia, como natação, canoagem, surf e polo aquático, pois, além de serem ótimos para a saúde, ajudam a refrescar. “A natação, por exemplo, é uma atividade que não causa impacto, aumenta a capacidade circulatória e respiratória e a flexibilidade”, reforça o especialista.

Crossfit também é opção para exercícios ao ar livre

Um dos esportes mais procurados pelos adeptos das atividades ao ar livre é o crossfit. Realizado em equipe, ele mexe com todos os músculos do corpo, garante uma boa movimentação, além de um bom condicionamento. Nessa atividade são trabalhadas agilidade, flexibilidade, precisão, coordenação, resistência cardiorrespiratória, força, potência, equilíbrio e velocidade.

A cada dia os exercícios mudam e são utilizados elementos como cordas e sacos de areia. Mas é preciso foco e orientação de um profissional especializado. Muitos professores montam grupos e treinam em parques. A orientação é fundamental para evitar lesões e também para o treino render da melhor maneira possível.