Saiba como aproveitar as festas de fim de ano sem engordar

Saiba como aproveitar as festas de fim de ano sem engordar

O final do ano é uma das épocas mais esperadas para quem gosta de mesa farta e festas em família. O grande problema vem depois com os quilos a mais na balança. É difícil não engordar nas festas de fim de ano com a quantidade de opções deliciosas à mesa.

É possível aproveitar as comemorações sem culpa. Para isso você precisa fazer escolhas mais saudáveis na hora da ceia das festas de fiml de ano. Além disso, praticar exercícios físicos mesmo durante o período de férias ajuda a manter o metabolismo preparado para não engordar.

Prepare um cardápio light para as festas de fim de ano

Se é você quem prepara a ceia de natal e ano novo, comece a planejar um cardápio com ingredientes mais saudáveis. Nas receitas tradicionais, uma dica para não engordar nas festas de fim de ano é substituir os ingredientes mais calóricos e gordurosos por outros mais leves.

Substitua as carnes gordas pelas mais magras e prefira os pratos assados e grelhados. Evite o tender e o pernil, que contém muita gordura e colesterol e ajudam a aumentar o ponteiro da balança.

Estimule seu filho a comer bem com alimentação saudável

Para não engordar e aproveitar as festas de fim de ano, outra dica na hora de preparar os pratos é evitar os molhos prontos ou à base de maionese. Prefira os molhos feitos com iogurte, limão ou à base de frutas. Para garantir o sabor, abuse dos temperos naturais como as ervas aromáticas, cebola, alho e pimenta.

Faça escolhas saudáveis

Evite comer petiscos antes da ceia. Eles são verdadeiros inimigos da balança e podem fazer você engordar após as festas de fim de ano. Se não der para resistir, prefira frutas secas ou frescas, mas sem exageros. Na hora de sentar à mesa, comece a sua ceia pela salada, que é nutritiva.

Outra dica interessante é investir nas fibras, que ajudam a dar mais saciedade e ajudam a evitar os excessos na hora de colocar a comida no prato. Se você não abre mão daquela porção de pernil, a dica é combinar o seu prato com um acompanhamento mais leve, como legumes grelhados ou cozidos.

A sobremesa é a tentação mais difícil de resistir para quem não quer engordar nas festas de fim de ano. A sugestão é substituir os doces com manteiga, creme de leite e leite condensado por sorvetes e gelatinas de frutas. Agora é só aproveitar os momentos com os amigos e a família!

Fonte: anutricionista.com